top of page

Willian Dourado ultrapassa os 21 metros e entra para a história do arremesso do peso brasileiro


FOTO: Osvaldo F./CBAt
FOTO: Osvaldo F./CBAt

No último domingo (3), durante o 44º Troféu Brasil de Atletismo, Willian Dourado escreveu mais um capítulo marcante na trajetória do arremesso do peso brasileiro. Com um lançamento de 21,41 metros, o atleta de 31 anos alcançou a segunda melhor marca da história da América do Sul, ficando atrás apenas do multicampeão Darlan Romani, recordista sul-americano com 22,61 m.


O feito garantiu a Willian não apenas o título inédito do Troféu Brasil, como também um lugar de destaque entre os grandes nomes da modalidade. Agora, ele se junta ao seleto grupo de brasileiros que superaram a marca dos 21 metros — Welington Morais, com 21,01 m, e Darlan Romani.


Queria muito esse título e a marca foi excelente. Só tenho a agradecer a Deus e ao meu treinador”, celebrou Willian, em referência a Wagner Domingos, o “Montanha”, ex-atleta olímpico e recordista brasileiro do lançamento do martelo. A parceria entre os dois começou em setembro de 2024 e, desde então, os resultados vêm em uma crescente impressionante.


Willian iniciou 2025 com 20,52 m como melhor marca da carreira. Desde então, passou por uma evolução rápida: 20,63 m no Brasileiro Indoor, 20,93 m no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, 21,10 m na primeira tentativa do Troféu Brasil, até atingir os 21,41 m no quinto arremesso da final.


História de superação e inspiração


Natural de Penápolis (SP), Willian migrou do futebol para o atletismo após incentivo da tia, Ana Tércia Soares, meio-fundista paralímpica. Sua jornada passou por São José do Rio Preto e Bragança Paulista, até encontrar estabilidade sob o comando técnico de Justo Navarro e, mais recentemente, de Montanha.


Atualmente, Willian ocupa a 15ª colocação no ranking mundial e está bem posicionado para garantir vaga no Mundial de Tóquio, em setembro.


Olhar para o futuro


Enquanto Darlan Romani se prepara para retornar às competições após duas cirurgias na coluna, Willian projeta uma convivência de alto nível entre os dois principais nomes do peso nacional: “Ele é minha referência. Vamos melhorar juntos e ser espelho para a nova geração.”


E essa nova geração já dá sinais de força. Alessandro Borges Soares, de apenas 18 anos, também brilhou no Troféu Brasil ao conquistar o bronze com 18,81 m, seu novo recorde pessoal. Revelado em Araçatuba e treinado por Andrea Maria Pereira Britto, Alessandro acumula conquistas expressivas, como o título mundial escolar e os títulos sul-americanos sub-18 e sub-20.


O jovem agora se prepara para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecem de 18 a 22 de agosto, em Assunção, no Paraguai.


Com Willian Dourado consolidado entre os grandes e Alessandro despontando como promessa, o arremesso do peso brasileiro vive um momento histórico e cheio de possibilidades.

Comentários


bottom of page