top of page

Johnatas de Oliveira mira bicampeonato na Copa Brasil de Cross Country em Poços de Caldas

FOTO: Gustavo Alves/CBAt
FOTO: Gustavo Alves/CBAt

Poços de Caldas (MG) – O mineiro Johnatas de Oliveira Cruz, atleta do Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG, está confirmado na Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country 2025, que será disputada no domingo, 19 de outubro, no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, em Poços de Caldas (MG). Campeão da edição anterior, Johnatas chega motivado para buscar o bicampeonato em uma das provas mais tradicionais do calendário nacional do atletismo.


A competição tem entrada gratuita e será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no YouTube. O evento também servirá como seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que acontecerá em Facatativá, na Colômbia, no dia 8 de novembro.


“Tenho feito bons treinos e acredito que farei uma ótima prova na Copa Brasil. Conheço o percurso, ele é excelente para o cross, com trechos planos e poucos obstáculos. Estou bem preparado e confiante, mas sei que teremos grandes adversários, como Jânio Varjão e Fábio Jesus Correia”, comentou Johnatas.

Uma trajetória inspiradora


Natural de São Pedro dos Ferros (MG), Johnatas iniciou sua trajetória no esporte de forma inusitada: enquanto trabalhava na coleta de lixo em São Paulo, aproveitava o trajeto para correr. Em poucos anos, transformou a rotina em uma carreira de destaque, tornando-se um dos principais fundistas do país. Hoje, é presença constante nas principais competições do calendário nacional e internacional.


Entre suas conquistas recentes, Johnatas venceu a Maratona de Porto Alegre (2h12min45s), foi 3º colocado no Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua (1h03min04s) e representou o Brasil no Mundial de Tóquio (38º lugar, 2h18min22s). Ele também foi o brasileiro mais bem colocado nas duas últimas edições da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando em 6º (2023) e 4º (2024).


“Em 2026, pretendo correr uma maratona para 2h08min e iniciar meu projeto olímpico. Esse será o foco principal do ano”, revelou o atleta.

Comentários


bottom of page