top of page

Atletismo Brasil disputa Pan-Americano Sub-20 em Bogotá


ree

A Seleção Brasileira Sub-20 de Atletismo inicia, nesta sexta-feira (3), sua participação no Campeonato Pan-Americano da categoria, que será realizado até domingo (5), no Estádio El Salitre, em Bogotá, na Colômbia. Originalmente marcado para Villavicencio, o torneio foi transferido para a capital colombiana, reunindo os melhores jovens talentos do continente.


A delegação brasileira chegou a Bogotá na última quarta-feira (1º) e contará com 13 atletas em ação. Entre os destaques estão Alessandro Borges Soares, campeão brasileiro do arremesso do peso, com a marca de 20,15 m — recorde do Campeonato Brasileiro —, e Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP), campeã nacional do salto em altura, que atingiu 1,86 m. A atleta igualou o recorde brasileiro da prova, vigente há 41 anos, e também quebrou o recorde da competição.


Provas e formato da competição


Ao todo, serão disputadas 45 finais no Pan Sub-20, incluindo como novidade a marcha atlética 5.000 m, implementada em consonância com a recomendação da World Athletics. A prova já integra o calendário do Mundial Sub-20, que será realizado em 2026, em Oregon, nos Estados Unidos.


O Brasil levou a Bogotá os atletas mais bem posicionados no Ranking Pan-Americano Sub-20 até a sexta colocação, considerando o período entre 1º de janeiro e 7 de setembro. O torneio servirá como uma importante oportunidade de preparação e projeção internacional para os jovens talentos.


Próximos desafios


Após a competição na Colômbia, o Atletismo Brasil voltará a competir em nível continental no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, que acontece em Lima, no Peru, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

Comentários


bottom of page