top of page

João Pessoa volta a sediar o Brasileiro Interclubes Sub-16 de Atletismo em outubro

Larissa Schon, em João Pessoa, no Brasileiro Sub-16 de 2024 - FOTO: Gustavo Alves/CBAt
Larissa Schon, em João Pessoa, no Brasileiro Sub-16 de 2024 - FOTO: Gustavo Alves/CBAt

A capital paraibana João Pessoa será novamente o palco do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro de 2025. A competição reunirá jovens talentos de todo o país e marca a segunda edição consecutiva realizada na cidade costeira mais a leste do Brasil.


As inscrições para clubes e atletas estarão abertas de 3 a 17 de outubro, por meio do sistema oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Cada clube poderá inscrever até dois atletas por prova individual e uma equipe por revezamento, com regras específicas quanto à participação em provas combinadas e individuais.


O evento é realizado em parceria com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e com o apoio da Federação Paraibana de Atletismo (FPBA). Os detalhes técnicos da pista ainda estão sendo finalizados, mas a cidade já está oficialmente confirmada como sede do torneio.


O Campeonato Brasileiro Sub-16 tem como principal objetivo avaliar o nível técnico da nova geração, ampliar a participação de federações e fomentar o desenvolvimento de jovens atletas em fase inicial de especialização.


Na edição de 2024, a competição contou com 150 equipes, com destaque para forças do Nordeste, Paraná e São Paulo. A grande campeã foi a AABB Atletismo Cascavel (PR), que somou 106 pontos na classificação geral, vencendo também no feminino (63 pts) e ficando em segundo no masculino (43 pts). O SESI-SP ficou com o vice-campeonato (86,5 pts), seguido pelo Sport Club do Recife, terceiro colocado (80 pts).


Cinco equipes do Nordeste terminaram entre as 10 melhores:


  • Sport Club do Recife (3º - PE)

  • Russas (5º - CE)

  • Instituto Bruna Farias (8º - AL)

  • Cerro Corá (9º - RN)

  • APA Petrolina (10º - PE)


O evento também foi palco de performances marcantes, como as de Larissa Schon de Morais (AABB Cascavel), campeã nos 80 m com barreiras e 300 m com barreiras, com recorde brasileiro nos 300 m (43.25), e de Vitor Hugo Alves Souza, também da AABB Cascavel, campeão e recordista brasileiro no pentatlo com 3.642 pontos.


O Campeonato conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), integrando o programa nacional de formação de atletas de base em parceria com os clubes e o ENADS.

Comentários


bottom of page