top of page

Caio Bonfim disputa o Troféu Brasil de olho no Mundial de Tóquio


FOTO: Wagner Carmo/CBAt
FOTO: Wagner Carmo/CBAt

O brasiliense Caio Bonfim, um dos maiores nomes da marcha atlética mundial, está confirmado na 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa, que será disputada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. A entrada é gratuita, e o evento terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil e pelo Canal Olímpico do Brasil.


Com 17 títulos no Troféu Brasil, Caio utilizará a competição como preparação para o Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em setembro, na cidade de Tóquio (JAP). O marchador está qualificado para disputar as provas dos 20 km e 35 km, mas sua participação nas duas ainda será avaliada junto à equipe técnica.


“O Troféu Brasil é sempre muito importante, sempre a última prova antes do principal evento do ano. Em 2025, o foco é o Mundial, e esta é uma grande oportunidade de medir a performance”, afirmou Caio, de 34 anos, medalhista de bronze nos Mundiais de Londres 2017 e Budapeste 2023.

Em 2024, Caio fez história ao vencer os 20.000 metros do Troféu Brasil com o tempo de 1:19:52.1, tornando-se o primeiro sul-americano a marchar abaixo de 1h20. A marca rendeu a ele os recordes sul-americano, brasileiro e do campeonato, além de antecipar seu grande feito nos Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou a medalha de prata nos 20 km.


A temporada de 2025 também começou forte: em fevereiro, no Campeonato Japonês de Marcha, disputado em Kobe, Caio terminou os 20 km em terceiro lugar, com o tempo de 1:17:37, superando o próprio recorde brasileiro. Desde então, o atleta disputou outras seis provas — entre 10 km e 20 km — e, fora das pistas, comemorou o nascimento de seu terceiro filho, Manuel, em julho.


Segundo sua mãe e técnica, Gianetti de Sena Bonfim, a presença nas duas provas do Troféu Brasil — os 20.000 metros no dia 31 de julho (quinta-feira), às 7h05, e os 35.000 metros no dia 3 de agosto (domingo), às 7h10 — ainda está em avaliação.


“O Caio está inscrito nas duas provas, mas ainda não decidimos se ele fará ambas. A preparação está forte, mas queremos preservar a recuperação. O objetivo é mostrar ao mundo como está a performance dele para o Mundial”, destacou Gianetti.

Além do Mundial de Tóquio, Caio e sua equipe já se preparam para outro desafio histórico: o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes Caixa 2026, que será realizado pela primeira vez na América do Sul, em Brasília, no dia 12 de abril de 2026.


“Queremos fazer uma grande festa em casa, com o Caio em forma e alcançando um resultado memorável”, projeta Gianetti.

A expectativa é alta para mais uma exibição de excelência do principal nome da marcha atlética brasileira na atualidade, que segue somando feitos dentro e fora das pistas.

Comentários


bottom of page