top of page

Brasil é bicampeão do Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo com 29 medalhas e cinco recordes


FOTO: Divulgação/CBAt
FOTO: Divulgação/CBAt

A Seleção Brasileira de Atletismo brilhou mais uma vez em solo internacional. Após dois dias de disputas (19 e 20 de julho), o Brasil conquistou o bicampeonato do Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo, realizado no Centro Nacional de Atletismo – Parque Olímpico de Assunção, no Paraguai.


Com 35 atletas na delegação, o Brasil encerrou a competição com 270 pontos somados (166 no masculino e 104 no feminino), superando México (146) e Espanha (139), e assegurando o primeiro lugar no quadro geral. A campanha foi coroada com 29 medalhas – 11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze – e cinco recordes do campeonato.


Um dos grandes nomes do torneio foi Paulo Henrique Krul, de Itajaí-SC, que venceu o decatlo com a melhor marca do mundo em 2025, 7.646 pontos, estabelecendo também novo recorde brasileiro e sul-americano sub-18.


Outro grande destaque foi Hakelly de Souza Maximiano da Silva, que faturou três ouros (100m, 200m e 4x100m feminino), quebrando o recorde do campeonato nas três provas. As vitórias brasileiras também vieram em diversas modalidades, como salto em distância, lançamento do dardo, arremesso do peso, salto triplo, barreiras e revezamentos.


A competição reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola, reafirmando o papel do Campeonato Ibero-Americano como uma das principais portas de entrada para atletas da categoria sub-18 no cenário internacional.


Com atuações sólidas e promissoras, o Atletismo Brasil mostrou sua força nas categorias de base e segue firme no desenvolvimento de jovens talentos que já despontam como nomes fortes para o futuro do esporte olímpico nacional.

Comentários


bottom of page