Brasil terá 380 atletas em 39 modalidades no Pan Júnior de Assunção; Atletismo lidera com 55 convocados
- Sinesios Amaim Vasconcellos Jr.
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta semana os números da delegação que representará o país nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025, que acontecem entre os dias 9 e 23 de agosto, no Paraguai. Serão 380 atletas entre 12 e 23 anos, distribuídos em 39 modalidades, compondo uma delegação total de 600 pessoas, entre atletas, técnicos, equipes multidisciplinares e oficiais.
A cerimônia de abertura está marcada para o dia 9 de agosto, no tradicional Estádio Defensores del Chaco, e os Jogos reunirão 3.800 atletas de 41 países, sendo um dos maiores eventos multiesportivos da juventude nas Américas.
Um dos destaques da delegação brasileira é o Atletismo Brasil, que contará com 55 atletas (25 mulheres e 30 homens) e 13 oficiais, dos quais 10 são treinadores. A equipe vai em busca de pódios, vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027 e também como etapa preparatória para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Estamos indo com uma delegação extremamente forte. Fico feliz por contribuirmos com o COB com uma equipe competitiva e com grande potencial”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo.
Ao todo, estarão em jogo 216 vagas diretas para Lima 2027, entre provas individuais e modalidades coletivas, reforçando o peso estratégico do Pan Júnior como etapa de transição rumo ao alto rendimento.
A missão brasileira será liderada por Leandro Guilheiro, medalhista olímpico do judô (bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008), ex-campeão mundial júnior e atual coordenador técnico do EC Pinheiros. Guilheiro assume o papel de Chefe de Missão com o desafio de conduzir uma das maiores delegações brasileiras em eventos internacionais da base.
Com atletas em ascensão e uma estrutura de suporte robusta, o Time Brasil chega a Assunção com expectativas altas e foco total na formação de talentos para o futuro do esporte olímpico nacional.




Comentários