top of page

Viviane Lyra usa Troféu Brasil como teste final antes do Mundial de Tóquio


Foto: Wagner Carmo/CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt

A marchadora Viviane Lyra chega ao Troféu Brasil Interclubes de Atletismo 2025 com os olhos voltados para o Mundial de Atletismo de Tóquio, em setembro. A competição, que acontece entre os dias 31 de julho e 3 de agosto no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, servirá como importante termômetro para a atleta que já tem índice garantido para os 20 km marcha atlética no Japão e segue muito bem colocada no ranking dos 35 km, também válidos para o Mundial.


Representando o Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG, Viviane, de 31 anos, desembarca no Brasil após um intenso período de treinos em altitude na Colômbia. Ela abrirá sua participação no Troféu Brasil logo na manhã da quinta-feira (31), com a disputa dos 20.000 metros em pista — prova em que foi campeã e recordista brasileira em 2024, com a marca de 1:30:38.3. A possível participação nos 35.000 metros, programada para domingo (3), será definida nos próximos dias, com base em uma avaliação técnica e física feita com seu treinador Luís Porto.


“Apesar de gostar muito das provas longas, ainda não sabemos se farei os 35.000 metros. O foco está nos 20.000 metros. Já no Mundial devo fazer as duas, com os 35 km sendo primeiro desta vez”, explica Viviane, que se mostra entusiasmada com o novo desafio.

A carioca vive um grande momento na carreira. Em 2024, além do título brasileiro, foi campeã sul-americana dos 20 kmem Mar del Plata, medalhista de bronze em uma etapa do Circuito Mundial de Marcha Atlética em Varsóvia (Polônia), e top 5 no Challenger de Dudince, na Eslováquia. Ela também já iniciou sua preparação internacional com treinamentos em altitude, apostando em uma estratégia sólida para manter o desempenho em alta.


“O Troféu Brasil é uma boa competição para entendermos como está a preparação da Viviane, como ela vem reagindo aos treinos”, destaca o técnico Luís. “Queremos muito que ela faça as duas provas. As expectativas são as melhores.”

No Mundial do ano passado, Viviane já havia deixado sua marca: foi quarta colocada nos 35 km e oitava nos 20 km. Agora, com um planejamento técnico mais ajustado e maior experiência em competições de alto nível, a expectativa é de brigar por posições ainda mais expressivas no Japão.


Com entrada gratuita, o Troféu Brasil será transmitido pela TV Atletismo Brasil e pelo Canal Olímpico do Brasil. Um palco importante para quem sonha com o pódio mundial.

Comentários


bottom of page