Copa das Federações reúne tenistas de 22 estados e dá início à 26ª edição em Uberlândia
- Sinesios Amaim Vasconcellos Jr.
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

Foi dada a largada para a Copa das Federações 2025, a maior competição interestadual do tênis de base na América Latina. A cidade de Uberlândia (MG) sedia, pelo décimo ano consecutivo, o evento que reúne atletas de 22 estados brasileiros, com partidas disputadas nas quadras do Praia Clube, de 20 a 24 de julho.
As primeiras rodadas foram disputadas neste domingo (20), após a tradicional cerimônia de abertura, que contou com a presença de autoridades como Paulo Henrique Nascimento, presidente do Praia Clube; Roberto Moreira, vice-presidente da Federação Mineira de Tênis e Beach Tennis; e Alexandre Farias, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
“Chegamos à décima edição consecutiva da Copa no Praia Clube, que é a maior competição da América Latina, fruto do trabalho em conjunto com todas as federações para o desenvolvimento da base do tênis brasileiro”, destacou Alexandre Farias, ao declarar aberta a competição.
A edição de 2025 conta com tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, nos naipes masculino e feminino, em um formato que simula os grandes torneios por equipes do mundo, como a Copa Davis e a Billie Jean King Cup. No primeiro dia, foram disputados 31 confrontos entre federações, totalizando 93 jogos. A competição segue nesta segunda-feira (21), com partidas a partir das 9h.
Além da anfitriã Minas Gerais e da atual campeã São Paulo, participam da edição deste ano os estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
A Copa das Federações chega em 2025 à sua 26ª edição. Desde sua criação em 1998 (com exceção dos anos de 2020 e 2021, quando não houve disputa), sete estados já levantaram o troféu:
São Paulo, maior campeão, com 15 títulos (incluindo 2024 e 2022);
Paraná, com 3 títulos;
Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com 2 títulos cada;
Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal, com 1 título cada.
Todos esses campeões históricos estão presentes em Uberlândia para a disputa deste ano, que promete ser uma das mais equilibradas e emocionantes da história recente do torneio.




Comentários