Juninho faz história no futsal da Polônia e mira o comando de uma seleção no futuro
- Sinesios Amaim Vasconcellos Jr.
- 22 de jul.
- 2 min de leitura

O técnico catarinense Juninho, natural de Criciúma, está escrevendo um dos capítulos mais expressivos do futsal brasileiro no exterior. Há 11 meses no comando do Piast Gliwice Futsal, da Polônia, o treinador conquistou o título da Liga Polonesa com uma campanha quase perfeita e garantiu vaga na Champions League de Futsal, que começa em agosto.
Com 34 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, Juninho comandou uma equipe multicultural, reunindo atletas da Finlândia, Ucrânia e Brasil, aliando a força física europeia à versatilidade brasileira.
“Eu trabalho por títulos. Consegui aplicar a metodologia certa, com um grupo muito comprometido. Foi uma união de culturas que deu certo”, destacou o treinador.
A trajetória de Juninho no Piast começou após ser indicado por Marcos Soratto “Pipoca”, seu mentor no futsal, para um grupo de empresários poloneses. O catarinense passou por uma rigorosa seleção com outros 10 treinadores europeus e foi escolhido pelo perfil alinhado ao projeto do clube.
Antes do sucesso na Europa, Juninho construiu uma carreira sólida no Brasil e no Irã, acumulando 11 títulos por clubes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e em passagens internacionais.
Mas sua ligação com o futsal vem de muito antes, ainda na escola, quando foi descoberto pelo professor Vando, em um projeto social.
“Foi amor à primeira vista. Ainda joguei futebol de campo nas categorias de base do Criciúma e tive uma passagem pelo Avaí, mas o futsal sempre foi a minha casa”, relembra.
Apesar do foco atual estar no crescimento do projeto na Polônia, Juninho já começa a olhar mais longe e sonha com algo ainda maior: comandar uma seleção.
“Quero continuar mais tempo no continente europeu, mas tenho o sonho de treinar uma seleção. Sei que ainda não estou pronto, mas estou me preparando. Com dedicação, vou chegar lá.”
Com apenas 11 meses no futsal europeu, Juninho já marcou seu nome como campeão nacional e futuro representante brasileiro na Champions League, construindo uma história que inspira e projeta voos ainda mais altos.




Comentários