Brasil encerra Mundial de Polo Aquático em 12º e iguala melhor campanha desde 2015
- Sinesios Amaim Vasconcellos Jr.
- 23 de jul.
- 2 min de leitura

A seleção brasileira masculina de Polo Aquático encerrou nesta terça-feira (22), em Singapura, sua participação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos 2025, com uma derrota por 16 a 11 para o Canadá, na disputa pelo 11º lugar. O Brasil termina a competição na 12ª colocação, igualando seu melhor desempenho desde Kazan 2015, quando ficou em 10º lugar.
Apesar do revés, a campanha é considerada positiva e marca um avanço no processo de reconstrução da equipe sob comando do técnico Thiago Batista. O Brasil também havia ficado em 12º lugar no Mundial de Budapeste 2017, mas enfrentou resultados menos expressivos nas edições seguintes.
“É a construção de um time, de um projeto focado no Pan de 2027. É uma campanha boa, mas que nos deixa um gostinho de querer mais. Temos que entender como se joga nesse nível, com intensidade e precisão. Isso fica como lição para as próximas temporadas”, avaliou Thiago Batista.
O Brasil começou a partida com forte atuação defensiva e controlou as ações no primeiro quarto, vencendo por 3 a 1, com gols de Grummy (2) e Marcos Paulo. No segundo quarto, Rafael Vergara e novamente Grummy ampliaram o placar, mas o Canadá reagiu, empatando em 5 a 5 antes do intervalo.
Na volta do segundo tempo, os canadenses impuseram seu ritmo e dominaram o terceiro e o quarto períodos, fechando o jogo em 16 a 11. Apesar do esforço brasileiro, a superioridade física e tática do adversário se sobressaiu na reta final da partida.
A campanha brasileira no Mundial foi marcada por momentos de intensidade e evolução coletiva, com destaques individuais e importantes testes para o ciclo de preparação rumo aos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027.
Comentários