top of page

Brasil disputa o Mundial Sub-21 de vôlei de praia com reforço de Alison na comissão técnica


FOTO: Divulgação/CBV
FOTO: Divulgação/CBV

O Brasil inicia nesta quarta-feira (15) sua participação no Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia, que será disputado em Puebla, no México. A seleção contará com quatro duplas — duas masculinas e duas femininas — e um reforço de peso fora das quadras: o campeão olímpico e mundial Alison Cerutti, que encerrou a carreira de atleta recentemente e agora integra a comissão técnica da equipe brasileira.


O país é o maior vencedor da história da categoria, com 24 medalhas — sendo 16 de ouro, e chega ao México com o objetivo de ampliar essa marca. No torneio principal estão João Pedro Mares/Henrique e Carol Sallaberry/Julhia. Já Dudu/Gabriel Felipe e Marcela/Clara começam a disputa pelo qualifying.


“É um convite que a CBV me fez para estar com essa nova geração do sub-21. Vim para essa troca de experiências, para passar um pouco do que aprendi ao longo da minha trajetória. Sem pressão, apenas o convívio com essa garotada talentosa já tem sido de grande valia para os dois lados”, comentou Alison.

A preparação para o Mundial contou com intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos, além de treinos intensivos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol de Saquarema (RJ) e participação no Circuito Brasileiro da modalidade.


O coordenador técnico Leandro Brachola destacou a importância da preparação e o impacto da presença de Alison na equipe.


“Temos atletas com experiência internacional, como Henrique, Carol e Julhia. A presença do Alison traz uma confiança extra. Ele conhece todos esses momentos dentro e fora de quadra e tem contribuído com a leitura de jogo. Além disso, o trabalho dos técnicos Allan Garcia e Renato França foi fundamental nessa preparação”, afirmou.

O Mundial Sub-21 terá início com o qualifying, que definirá quatro vagas para o torneio principal. A fase de grupos reunirá 32 duplas por gênero, com os melhores avançando para as oitavas de final.


A delegação brasileira é composta por Alison Cerutti, Renato França, Allan Jackson Oliveira, Mateus Rego, Vitor Bruno Torres e Ary Pereira.


🔹 Atletas convocados


  • Henrique Camboim de Barros (PE) – 20 anos, 1,93m

  • João Pedro Mares Nascimento (RJ) – 20 anos, 1,88m

  • Carolina Sallaberry Cavalcanti (RJ) – 20 anos, 1,82m

  • Julhia Perandre Furtado Alonan (ES) – 19 anos, 1,80m

  • Eduardo Henrique Barbosa da Silva (Dudu) (PB) – 19 anos, 1,94m

  • Gabriel de Oliveira Brito Lira Felipe (PB) – 20 anos, 1,84m

  • Maria Clara Costa da Silva (Clara) (PB) – 20 anos, 1,71m

  • Marcela de Souza Mattoso Barbosa (RJ) – 18 anos, 1,77m


Comentários


bottom of page